quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CUIDADOS CCOM OS ANIMAIS

Cuidados com os animais
VICTOR AUGUSTO
As temperaturas elevadas podem prejudicar a saúde dos cães e gatos

Raissa Lomonte

O calor do verão deve vir acompanhado de cuidados especiais com os bichos de estimação. Nesse período, os donos dos pets devem ficar atentos para evitar a contaminação de parasitas, principalmente quem vai viajar com os animais. A veterinária Barbara Lopes deu dicas que valem para cães e gatos. A veterinária aconselha que os bichos sejam sedados em viagens de avião ou carro, dependendo da distância. A medida serve para que o animal de estimação passe o período do trecho dormindo e evite o desconforto dos porões dos aviões.
A fisioterapeuta Vitoria Cavalcante, já levou o cachorro em viagem de Brasília para Fortaleza, com as recomendações do veterinário. “Fui ao veterinário e fiz uma consulta com meu cachorro. Estava com todas as vacinas em dia. Ele me deu um anestésico para dar sono no cachorro, porque ele ia no porão. Entrei em contato com a operadora do voo e comprei uma caixa de transporte. Dei umas gotinhas do remédio e ele ficou sonolento, e dormiu.Aí, eu despachei ele. Pra fazer isso, cheguei ao aeroporto duas horas antes”, lembra.
 Quem vai para a praia com o melhor amigo do homem deve evitar a exposição excessiva ao sol, para que o cachorro não tenha insolação. O clima praiano é propicio também para que o animal contraia doenças, por isso, os donos devem ficar atentos. “Tem que ter o mesmo cuidado de um bebê. Da mesma forma que sentimos calor, devemos evitar deixar o cachorro muito tempo no sol, preferir a sombra. Na praia existe um verme que ataca o coração. É importante que as vacinas estejam em dia”, informa a médica veterinária.
Quem vai ficar hospedado em casa de veraneio deve utilizar produtos específicos para fazer a limpeza da área reservada aos animais, especialmente em certos tipos de ambientes, como explicou Bárbara. “Taco ajunta ácaro, pulgas. A pessoa deve arejar o ambiente e utilizar produtos para dedetização na casa, que acabam matando as pulgas”, recomenda.
Cães e gatos afetados por pulgas podem contrair o dipylidium caninum, parasita que ataca o intestino e causa diarreia, e consequentemente a perda de peso. Os animais podem também ter processos alérgenos, além de anemia e estresse causados pelas pulgas. Nessa época do ano, o calor colabora com o aumento dos parasitas, uma alternativa de prevenção é utilizar repelentes, como sugere Bruna. “Tem que manter o animal com antiparasitário mensal. Pode ser coleirinhas, tem uns que são sprays. Deve ser utilizado também o repelente do mosquito da leishmaniose, comum nessa época do ano e que pode até matar”, informa.
O mosquito transmissor da doença leishmaniose pode viver em ambientes ao ar livre, como campo, litoral e parques.É de extrema importancia prevenir o cão contra esse parazita, mesmo em regiões em que não há relatos da doença. Bruna explica que a coleirinha protetora de bactérias deve ser colocada no dorso do animal, onde ele não consegue lamber.
É sempre bom que os animais passem por consultas periodicas com os profissionais habilitados para atende-los, os veterinarios. Para não esquecer de tirar todas as suas dúvias, uma dica é escrever todas as questões em um papel. Tratamentos caseiros e com remédios errados podem causar danos irreparáveis aos bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...